|Texto Editores

|Nzila

A Texto Editores Angola é uma empresa angolana, fundada e registada em Luanda em 1997, com sede no Talatona Park, município da Samba, província de Luanda.

Presente nas 18 províncias de Angola, dando atenção especial às suas particularidades culturais, é especializada na concepção, produção e distribuição de materiais escolares, didácticos e técnicos de qualidade, concebidos por quadros nacionais angolanos, em conformidade com a Reforma Educativa em curso e com preços acessíveis a toda a população.

Em 2007, a Texto Editores passou a integrar o Grupo Editorial LeYa - juntamente com outras vinte editoras - que tem como primordial objectivo a divulgação e promoção do mundo lusófono através de um sério compromisso com os melhores escritores desta pátria - a língua portuguesa.

Esta integração veio fortalecer a área de acção da Texto Editores (já com mais de 100 títulos publicados) que desde a sua fundação tem como missão promover o desenvolvimento educacional e cultural, através da oferta de um variado leque de produtos editoriais; promover a língua portuguesa; apostar na formação de quadros angolanos e na inovação e qualidade técnica dos seus produtos.

A vasta equipa de autores, dada a sua capacidade científica e pedagógica e experiência na área de ensino, tem permitido que a Texto Editores continue a desenvolver esta forte vertente editorial, quer na área de edições gerais, quer na área de edições escolares (Manuais do Aluno, Cadernos de Actividades ou Guias para o Professor).

De igual forma, a Texto Editores com uma equipa jovem e dinâmica, procura ter uma presença activa nas escolas e colégios de todo o país, organizando e participando em eventos culturais em diversos pontos de Angola.

As suas livrarias, uma no maior e mais moderno centro comercial da cidade do Lubango, na província da Huíla, e outra nas imediações de um dos largos mais frequentados da cidade do Huambo – o largo do Mercado Municipal – facilitam a sua política de colocar o livro sempre próximo dos potenciais utentes, assim como permite prestar todo o auxílio necessário às instituições de ensino para que estas possam ter conhecimento e acesso às mais variadas edições disponíveis no nosso catálogo, a preços especiais.

Apesar de já possuir pontos de venda dos seus produtos nas províncias do Kuanza-Sul, Benguela e Uíge, a Texto Editores abrirá brevemente novas livrarias noutras cidades do território angolano.

 A presença efectiva nos pontos de venda e livrarias nas províncias e a promoção de Feiras do Livro Escolar em vários colégios de Luanda, com a colaboração prestimosa das respectivas Direcções, são presentemente algumas das actividades da Texto Editores cujo objectivo é motivar as crianças e os jovens estudantes, assim como os seus Encarregados de Educação, a cultivarem cada vez mais o gosto e o interesse pelo conhecimento e cimentar a ideia de que «é na escola que está o segredo do sucesso ou insucesso de um país».

O desejo da Texto Editores é contribuir para a dinamização do processo de aprendizagem em todo o território angolano, propalar o desejo de ler e aprender, proporcionando ferramentas e aplicações para os desafios do futuro, abrindo novas perspectivas e alargando horizontes.